Páginas

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Violencia contra a Mulher - tema da Redação do ENEM

Assunto nada aconchegante e somente quem é mulher, menina, adolescente sabe do que estou falando, pois mesmo que existam homens que se sensibilizam e se sintam indignados com todo tipo de violência contra a mulher (obrigada aos raros por isso), não tem como trocar de lugar com a gente, nesse caso não dá, é igual a dor do parto é genuína e feminina.
Apesar de estarmos em 2015 ouvir da minha filha e da sua amiga qual a sensação quando leram o tema da redação me deixou.... Decidida a escrever!
Fui busca-las sabendo o que estava rolando na internet então fui direta. O que acharam do tema:

1ª) Me deu vontade de "gritar" no meio daquela sala "chupa mundo", essas palavras me fizeram na hora refletir, que esse grito é realmente mundial, pois essa é uma luta que tem essa proporção (sei que o racismo, a xenofobia, a homofobia, dentre outras lutas é também mundial), mas hoje papo é o sobre mulheres. Mulheres são apedrejadas, são mutiladas para não sentirem prazer, sofrem violência física, moral e psíquica, são assassinadas por desistir de ficar com o machista enrustido, são espremidas nos ônibus e metrôs e isso me fez lembrar da única arma que tinha nesses momentos (o cotovelo firme para impedir que chegasse perto) e sei que todas as mulheres que já passaram por isso sabe do que falo. Sim, temos que gritar e esse grito não é propriedade da esquerda ou da direita, ele é fruto da realidade, nua e crua do que ainda acontece no século XXI. Isso vai ter fim? não sei....

2ª) Quando eu li o tema, eu parei, respirei fundo e "chorei"! Chorei novamente nesse momento, imagina uma menina chorar com o tema de uma redação em pleno 2015 é para deixar qualquer uma sem palavras e não importa se grito ou se choro, pois o sentimento apesar de expresso de forma diversa é único e quantas outras tiveram vontade de gritar ou de chorar? 

Não temos que nos calar, não temos que nos culpar, afinal somos as marginalizadas, somos as maltratadas, somos as violentadas e eu quando li o tema senti vontade de presenciar o típico machista tentando fazer a redação, confesso que dei uma risadinha daquelas cínicas, mas logo em seguida chorei e também queria gritar... Acho que as mulheres vão dominar os campus em 2016, pois a boa nota na redação é fator decisivo para a conquista de uma vaga..Sei que existem homens que não são machistas, mas infelizmente vocês são minoria! e o papo hoje é outro, sorry!

Nenhum comentário: